PRIMEIRA FASE CENESTÉSICA- FEMININO E MASCULINO NA FORMAÇÃO DA INTUIÇÃO
- cecilialeitecosta
- 19 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Essas duas premissas se combinarão não somente para o desenvolvimento do gênero ou da orientação sexual mas para a organização da combatividade e sensibilidade dos sujeitos, ao longo da vida[1]. Parafraseando, o masculino e feminino são produto de uma combinação complexa de traços estabelecidos nas experiências cenestésicas (até os dois anos e meio) e da interação cultural, que constituirão uma determinada pessoa com traços (“jeitos”) e escolhas pessoais. Se elas se equilibram de um forma saudável, teremos uma pessoa com escolhas integradas e espontâneas na vida. Nesse ensaio, começarei a apresentar a Teoria da Identidade Sexual, introduzindo a presença dos elementos feminino e masculino na formação da personalidade e da Identidade Sexual dos sujeitos[2].
A AP supõe três grandes fases de transformações cenestésicas no desenvolvimento humano: a primeira, até os dois anos e meio, em que as sensações e propriedades que conhecemos pelo nome de intuição estão em formação: o sentir, o perceber e o pensar. A segunda é a puberdade e a terceira é a menopausa. Todas estão intimamente interligadas de forma que, para entender o desenvolvimento da Identidade Sexual, na puberdade, é necessário entender como se desenvolveu a identidade da criança e para entender o processo de amadurecimento psicológico, é preciso entender como se formou a Identidade, com um todo e a Identidade Sexual dessa pessoa.
Para Bermudez, autor de referência de Dias, a formação da intuição se dá em estreita correlação com o desenvolvimento sensorial com as habilidades emocionais. A busca reflexa do seio pode ser considerada uma relação de complementaridade e unidade, visto que, sem o alimento, o bebê não existe. Esse mecanismo reflexo inicial traz a primeira experiência de saciedade e seu correspondente emocional: a satisfação.
Continua no próximo Post

[1] Usarei agressividade, assertividade e combatividade de forma intercambiável, para definir a energia masculina. Sensibilidade e intuição, de forma intercambiável, para definer a energia feminina. [2] Alguém é um indivíduo desde que nasce e se torna uma pessoa ou sujeito ao longo de um processo complexo de desenvolvimento. Esse estudo extrapola os limites do trabalho. Usarei os três termos de forma intercambiável.
Comments