top of page
cecilialeitecosta

INTERAÇÃO SEXUAL -CONCLUSÃO DA IDENTIDADE SEXUAL- BLOQUEIOS NESSA FASE

Atualizado: 22 de ago. de 2022

Alguém retido na Fase de Transição não consegue ter intimidade e cumplicidade no sexo com o parceiro do sexo oposto, porque não tem bem estruturado, internamente, a sintonia com a escalada erótica (energia) do sexo oposto. Em termos conceituais, o bloqueio- que pode ser parcial ou integral- está na fusão da Identidade Feminina Idealizada (no caso dos meninos) e da Identidade Masculina Idealizada (no caso das meninas) com os modelos Pré-Existentes Feminino (vindos da mãe- no caso dos meninos) e modelos Pré-Existentes Masculinos ( vindos do pai- no caso das meninas)

Alguém retido nessa fase conta com:

1) Masturbação- como canal de descarga da sexualidade

2) Relações sem intimidade sexual e erótica.

Em ambos os casos, a pessoa não passa, emocionalmente, da etapa do Primeiro(a) Namorado(a).

Interação sexual

Nessa etapa supomos que tanto meninos quanto meninas tenham bem estruturados ambas as Identidades Sexuais Idealizadas. Eles têm, portanto, o solo preparado para Interação Sexual- intimidade e cumplicidade nas trocas de cargas eróticas e sexuais entre ambos. Uma interação sexual é a forma mais completa de descarga erótica e sexual entre duas pessoas. Isso significa, trocando em miúdos, a capacidade de ambos de se sintonizarem, performaticamente, com um corpo diferente e com as energias ativas e passivas, em ambos os corpos. Se a pessoa se desenvolveu sem bloqueios até aqui, forma a sua Identidade Sexual adulta. Os bloqueios típicos dessa fase se devem, por conseguinte, à rigidez moral. Assim, a intimidade erótica no ato sexual fica prejudicada ou impedida por não falta de estruturação da Identidade Sexual, mas por dificuldades na exploração do próprio prazer e do prazer no sexo.

Portanto, os bloqueios típicos a essa fase decorrem:

-Da dificuldade ou impedimento da exploração do prazer sexual na sua plenitude.

Pessoas com esse tipo de bloqueio também tem a intimidade e cumplicidade erótica e sexual prejudicadas, por razões de contrição moral: associação do sexo à sujeira, proibições, punições, etc. . Os conflitos ligados a esse tipo de bloqueios, todavia, costumam estar mais acessíveis ao trabalho psicoterápico (são conflitos dos quais as pessoas, em geral, têm consciência).




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page