top of page
  • cecilialeitecosta

DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE SEXUAL- POSTULADOS



Nesse ensaio desenvolverei as primeiras considerações sobre a teoria de Identidade Sexual (IS). Essa teoria, somada à Teoria da Programação Cenestésica (TPC) e as técnicas adaptadas para o trabalho clínico com bloqueios em cada fase do desenvolvimento, foram compiladas em uma metodologia conhecida como Análise Psicodramática. Para efeitos didáticos, me referirei à ao corpo metodológico de Dias, V.S., pela sigla AP.

A evolução da Identidade Sexual é uma etapas inserida em uma metodologia mais ampla. Sua plausibilidade exigem algumas palavras sobre as premissas assumidas por Dias. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento humano que será apresentada, paulatinamente, a partir do tema da evolução da Identidade Sexual. Por ora, é importante dizer que a evolução da Identidade Sexual parte de uma tese forte e algumas secundárias, deduzidas das primeira. Se fizermos uma analogia com uma árvore, ela tem uma Tese Tronco e algumas ramificações. Nesse ensaio exploraremos as premissas da Tese Tronco.

A Tese Tronco assume duas premissas:

1) Sexualidade e Identidade Sexual são dois conceitos intrinsecamente ligados, mas de naturezas distintas.

· A Sexualidade é geneticamente determinada pela espécie. Isso quer dizer que é disparada numa determinada fase do desenvolvimento e regida pelos hormônios sexuais em um tempo de amadurecimento previsto pela espécie.

· A Identidade Sexual é o canal psicológico por meio do qual a sexualidade é escoada. Ela será o produto da combinação singular entre a introjeção dos modelos masculinos e femininos na infância (dos pais e pessoas das pessoas afetivamente mais relevantes), na puberdade e adolescência e, por fim, da interação com os padrões sócio culturais (estéticos e morais) na comunidade ao qual pertence.

2) Energias feminina e masculina, tanto em homens quanto em mulheres, se constituem como agressividade ou assertividade (energia masculina) e intuição ou sensibilidade (energia feminina). Essas duas energias estão presentes em todos os seres humanos e, na fase da emergência dos hormônios sexuais, serão canalizadas na energia sexual.

Continua no próximo post

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page